botões de seguimento

Sokurov

Portugal é um país espantoso, talvez o mais misterioso da Europa. Em Portugal há uma qualidade que me impressiona muito, a tristeza.
Muitos portugueses foram pessoas geniais. Portugal será dos países onde há mais génios que não são conhecidos. São pessoas tristes que vivem para si, uma qualidade
de experiência pessoal que os diferencia dos demais. E um carácter nacional inacreditável. Digo isto por intuição e não porque me baseie em algum conhecimento  particular. Vocês têm uma grande quantidade de energia escondida. Portugal é de certa forma uma província da Europa, de certa forma está de parte, ao lado. Em termos de trabalho, é uma vantagem muito grande que vocês têm. Explorando essa qualidade, poderiam ser únicos e muito diferentes dos demais da Europa. há muitas outras coisas que gostaria de dizer, mas são muito difíceis de formular. É muito fácil encontrar portugueses numa multidão de europeus, do mesmo modo que no meio de uma multidão de asiáticos é muito fácil descobrir onde estão os japoneses. Não é possível confundi-los com ninguém e o mesmo se passa com os portugueses. Até o próprio nome, Portugal (Portugalia em russo), é como uma mola, indicia a força que está contida, parece alguma coisa  que vai soltar-se, libertar-se de um momento para o outro, da tensão a que está submetida. Repito que é a minha intuição que mo diz e não qualquer conhecimento especial sobre a arte ou sobre a cultura portuguesa. É uma intuição minha.

Entrevista de Maria João Madeira e
Luis Miguel Oliveira

(a pedido de APS)

1 comentário:

  1. Obrigado Amiga. É uma análise muito real. Posso partilhar no facebook? Bjs

    ResponderEliminar