botões de seguimento

o que é o amor

Jorge Amado

É a própria vida, é o melhor da vida, tudo. No amor não sou profano, aí não. Sou sectário.

Nelson Rodrigues

Eu sou romântico num sentido quase caricatural. Acho que todo amor é eterno e, se acaba, não era amor. Para mim, o amor continua além da vida e além da morte. Digo isso e sinto que se insinua nas minhas palavras um ridículo irresistível, mas vivo a confessar que ridículo é uma das minhas dimensões mais válidas.

Fernando Sabino

Amor é dádiva, renúncia de si mesmo na aceitação do outro. Amar o próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas.

Pablo Neruda

A melhor definição seria: o amor é amor.

Pedro Bloch

As pessoas chamam de amor ao amor-próprio. Chamam de amor ao sexo. Chamam ao amor uma porção de coisas que não amor. Enquanto a humanidade não definir o amor, enquanto não perceber que o amor é algo que não depende da posse, do egocentrismo, da planificação, do medo de perder, da necessidade de ser correspondido. O amor não será amor. O que faz o mundo se mover em sentido construtivo é a verdade. Ainda que provisória. Ainda que seja mais caminho que meta. as palavras afogam tudo: o amor, a verdade, o mundo. Enquanto o homem não marcar um encontro sério consigo mesmo, verá o mundo por um prisma deformado e construirá um planeta em que a lua terá prioridade, um mundo mais lua que luar.

Tom Jobim

O amor é se dar, se dar se dar. Dar-se não de acordo com o seu eu - muita gente pensa que está se dando e não está dando nada - mas de acordo com o eu do ente amado. Quem não se dá a si próprio detesta, e a si próprio se castra. Amor sozinho é besteira.

2 comentários:

  1. Muito bom para refectir.
    Gosto muito do que escreveu Pedro Bloch. Desfazer aquela questão da posse parece-me muito importante.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É interessante sim!
      beijinhos e boa semana

      Eliminar